segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os Recursos

  As viagens pelo oceano poderiam durar meses e eram muito complexas e perigosas, exigindo muitos preparativos e gastos e o envolvimento de muitas pessoas.
Isso só era possível quando se acreditava na existência do lugar que se buscava, conseguia-se convencer pessoas obstinadas a disponibilizar finanças para adquirir equipamentos e contratar gente disposta a partir para a aventura nos mares.
  Á medida que as viagens se avolumavam, novas técnicas e instrumentos de navegação eram criados ou aperfeiçoados e incorporados pelos navegadores, tornando possível fazer a viagem de ida e de volta. Além de boas embarcações, era necessário haver homens que dominassem a arte da navegação e manejassem os recursos náuticos com maestria para não colocar uma embarcação e a tripulação a perder, causando grande   prejuízo a quem patrocinava ou financiava uma determinada viagem.
  O único tipo de carta náutica disponível eram os mapas do Mar Mediterrâneo desenhados pelos italianos no séculos XII.A maior parte das embarcações viajava somente nas costas dos continentes e, durante o dia, usavam como referência pontos geográficos como tios, golfos e montanhas.



Um comentário: